Saiba como meditar na avenida Paulista

Estava de bobeira na frente da TV, terminando meu domingo. Passei alguns canais e resolvi assistir ao Urbano, no Multishow, que sempre tem umas coisas bacaninhas. Acessei o site para deles para pegar mais informações e encontrei um vídeo muito bacana - em que mostram uma meditação na Avenida Paulista.

Confere aí:

Norah Jones concede entrevista para a Bravo!

A revista Bravo! está com uma entrevista curta, porém bastante interessante com a cantora Norah Jones. Em conversa com José Flávio Junior por telefone, ela fala sobre novos caminhos que busca na música, projetos paralelos à carreira solo, a atuação no filme Um Beijo Roubado e a chegada aos trinta anos, entre outros assuntos.

O título que a matéria ganhou e a foto utilizada para ilustrá-la merecem uma contemplação. Ela está bem diferente em relação ao visual antigo, na foto que usei aqui.

Vale a pena dar uma conferida no texto.

Começa Ocupação Chico Science; veja pela web


A mostra Ocupação Chico Science está sendo inaugurada hoje, dia 4, no Itaú Cultural - na Avenida Paulista. No entanto, quem não pode ir até lá pode conferir a exposição pode ver boa parte dela pela web.

A área Ocupação do site do instituto reúne vídeos, textos e áudios sobre a carreira e criações do ícone do Manguebeat. Entre os conteúdos oferecidos estão matérias já veiculadas sobre o artista, depoimentos de amigos e parceiros (como Fred 04).

As seções De Andada (com a reprodução de cartazes de shows) e Poética Manguebeat merecem destaque. Esta última, apesar de ser composta apenas de palavras, dá ao internauta a oportunidade de criar a própria letra de música com termos geralmente utilizados no estilo consagrado por Chico.

Quem quiser conferir também pessoalmente a ação, a Ocupação fica no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149) até 4 de abril.De terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada é franca.

Aprenda a tocar Shimbalaiê, de Maria Gadú, em minutos

Sim, é necessário um conhecimento mínimo de violão. No entanto, para quem já consegue fazer alguns acordes e manter um ritmo simples, o pessoal do CifraClub conseguir fazer dois tutoriais de como tocar a música Shimbalaiê, de Maria Gadú. Uma delas é para iniciantes e, outra, para o pessoal que já está um pouco mais avançado.

Os vídeos são bastante detalhados e dá para fazer um som bacana com base neles.

Confira ambas abaixo:

Versão para iniciantes





Versão avançada, com solos, dedilhados e acordes originais (vale o esforço)

Domingo, dia de cantoria além do chuveiro

Dizem que, quem canta, seus males espanta. Porém, o que move os fãs de karaokê é um pouco mais que isso, como mostra a documentarista Poliana Paiva. Ela caminhou entre os bares e outros locais do Rio de Janeiro onde o povo resolve botar a voz para funcionar com gosto para ver quais são as motivações dele.

O resultado é o trabalho Muito Além do Chuveiro, que que está à disposição de quem quiser aqui no Pensante Mídia com parceria do Porta Curtas. Aproveite o domingo para ver esse audiovisual que causa risos e até mesmo certa reflexão sobre os espaços de integração das pessoas. São só 18 minutos de exibição.

Obs: deu vontade de cantar? O KaraokêNet tem um monte de músicas de karaokê para baixar.

Vida e morte de Rê Bordosa baseados em fatos reais


Uma barata que resistiu a quase todos os desastres e que caiu por vontade de seu criador. Assim é a Rê Bordosa, personagem criado por Angeli e extinta em 1988.

Quem tem curiosidade para saber mais sobre a vida dela, pode conferir o "Dossiê Rê Bordosa" que, em tom de documentário, aponta possíveis respostas para o surgimento da personagem, as relações entre criatura e criador e até mesmo explicações plausíveis para comportamentos exóticos de uma das mais aclamadas "promíscuas e alcoólatras" - como ela é descrita no trabalho - da nação.

A animação, de Cesar Cabral, não é recomendada para menores de 18 anos e dura 16 minutos. Sobre a veracidade dele, ele é "baseado em fatos reais da obra fictícia de Angeli" - segundo descrito no próprio material. Para a realização, foram entrevistados o próprio Angeli, o cartunista Laerte e o psicanalista Tales Ab'Saber, entre outras pessoas.

Recentemente o trabalho ganhou o reconhecimento do site Porta Curtas Petrobras, que veicula diversos tipos de trabalhos audiovisuais de curta duração pela web. Você conferir o vídeo abaixo e saber mais a respeito da produção pelo site www.dossierebordosa.com.br/


Estreia site oficial de Carmen Miranda

Estreia na web um das homenagens mais que merecidas para Carmem Miranda. O espaço oficial da artista tem diversas informações a respeito dela - como discografia, depoimentos de artistas, críticos e fãs sobre a diva, download de papel de paredes e protetores de tela, história da carreira e fotos, entre outros atrativos.

Os depoimentos sobre ela partem de figuras consagradas do País, como Marília Pera, Ângela Maria, Caetano Veloso e até Heitor Villa-Lobos.

Mas o mais legal é a possibilidade de ouvir toda a discografia da cantora e, ao mesmo tempo que que escuta as músicas, pode acompanhar a letra escrita. Bem interessante. Além disso, enquanto navega em todo o conteúdo oferecido, o visitante vai ouvindo algumas das canções entoadas por Carmen aleatoriamente.

Alternativa - Para quem admira Carmen e ainda quer ter mais opções para saber a respeito da vida dela, outra opção é acessar o Museu Virtual da cantora. O maior atrativo do espaço são as "pérolas" ditas pela cantora sobre assuntos que variam de orgasmo e teatro até coisas como ronco e paciência.

Foto: reprodução de imagem do site oficial de Carmem Miranda

Você já viu as novas campanhas de combate à discriminação? Talvez não.

"Igual a Você" é o título da nova campanha da ONU contra a discriminação, lançada para todo o País. Uma iniciativa bacana contra as violações de direitos humanos e desigualdades, lançada na última segunda e que até agora quase não teve ampla reprodução na TV aberta. Considerando que toda atividade para conscientização só vale se chegar ao público e que a proposta deste blog é justamente pensar "pontes" que liguem as pessoas em torno de uma ação eficiente sobre a mídia, resolvi publicar alguns vídeos da campanha. Além disso, convido para que os leitores do material que aqui publico, temas que comumente passam à margem do interesse do grande público,a reproduzirem também em suas páginas esses materiais.

O texto em todos os vídeos é praticamente igual, falando sobre como pessoas de grupos discriminados partilham de uma vivência comum - com planos, objetivos, família etc. Abaixo, você pode conferir alguns deles, inclusive um que possui abordagem diferenciada. Para ter acesso a todos os materiais produzidos, acesse o canal da UnaidsBR no YouTube.

Além da campanha da ONU, outras duas ações a respeito de discriminação acontecem no momento. A Defensoria Pública de SP disponibilizou, também no dia 16, uma cartilha que elucida a população a respeito de discriminação, racismo e preconceito - explicando o que é e como se defender, entre outros aspectos. Além disso, no site do Senado, estão fazendo uma enquete pra saber a opiniao das pessoas sobre o projeto de lei que torna crime o preconceito contra homossexuais, a homofobia.

Videos da campanha Igual a Você






Duetos de jazz com qualidade no Jazzy, do Estadão

O programa Jazzy, do portal Estadão, está com um podcast interessante sobre duetos. O apresentador Emerson Lopes apresenta canções executadas por apenas dois artistas ao longo de uma hora. As parcerias são feitas entre instrumentistas ou ainda entre cantor e um músico, com resultados minimalistas.

Destaque para a interpretação do trompetista Enrico Rava e de um pianista (que não consegui identificar o nome) para o clássico Retrato em Branco e Preto, de Antônio Carlos Jobim. Apenas trompete e piano, sem outros acompanhamentos. Muito bom. Ella Fitzgerald e guitarrista Joe Pass (foto) com Slow Boat to China também merecem uma atenção especial - apesar de terem cortado uma parte da música :-(

Vale conferir. Acesse o podcast Jazzy.

Polêmicas apontam que CQC está perdendo a linha?

O programa CQC - Custe o Que Custar, da TV Bandeirantes, tem aparecido em uma situação cada vez mais delicada na mídia. Logo que a atração surgiu até possuia um charme e pitadas de conteúdo interessantes aliados a bom humor. No entanto, os caminhos que seus integrantes adotaram têm sido questionados e não necessariamente pela postura de denúncias e relatos que contribuem para uma sociedade melhor.

O mais recente acontecimento de destaque surge em relação ao apresentador Rafael Cortez. O jornalista Jorge Antonio Barros, em seu espaço na edição online do jornal O Globo, realiza abordagem semelhante a uma habitual do programa nesse participante da atração. Confira a reação de Cortez, muito parecida com a de algumas pessoas que ele costuma entrevistar.

Essa reação crítica à fórmula adotada pelo programa se une a outros dois fatos que chama bastante a atenção. Estes, no entanto, talvez sejam ainda mais graves - por poderem destituir de respeito grupos que já sofrem certa opressão. Faz pouco tempo, o apresentador Danilo Gentilli fez em seu perfil no Twitter uma piada interpretada por algumas pessoas como racista. Nela, o King Kong é comparado a um jogador de futebol. Ele, em defesa própria, alegou por meio da mesma mídia que Quem disse a ele que tais comparações são "permitidas", não faço ideia.

Antes disso, a atração quase deixou de ser veiculada ao vivo por um comentário considerado ofensivo de um dos membros da bancada em relação a um grupo de cantoras/atrizes do universo pornô que estavam propondo um trabalho musical inspirado em grupos como as Pussycat Dolls. As atrizes foram chamadas de prostitutas. Independentemente de uma opinião a respeito dos ofícios das garotas de programa, de atrizes pornôs, de cantoras ou qualquer outro trabalho existente, um trabalho de imprensa pressupõe que haja o respeito ao tipo de ofício não ilegal realizado pelos cidadãos, seja essa a profissão que for.

Sim, é jornalismo. Será mesmo? - Sim, o CQC defende a bandeira de que é imprensa. O próprio Marcelo Tas afirma que o programa é jornalístico, com irreverência e humor. No entanto, é difícil crer que algo com essa determinação sirva, em qualquer situação, para contribuir com o prejuízo a grupos já discriminados e efetivar a manutenção do senso comum. Também é difícil acreditar que um jornalista possa ficar tenso ao vivenciar uma abordagem similar àquela que utiliza no próprio trabalho dele.

Afinal, um comunicador que crê poder ofender grupos da sociedade e outro que fica irritado com pessoas que fazem um trabalho como o seu são exemplos de uma nova imprensa? Mesmo no caso em que as realizações não são feitas dentro do programa, será que os participantes gozam de consciência sobre o impacto que a opinião de um profissional de imprensa possui junto ao público.

Quando essas situação acontecem, talvez seja a hora de repensar o projeto e suas definições: é jornalismo com humor ou puro entretenimento? O programa cada vez menos se parece com o trabalho do notório Varella, de Marcelo Tas, e se assemelha aos programas de famosos da E! e sua versão brasileira, a RedeTV. Nada contra, desde que esses parâmetros sejam mostrados para a audiência.


Vestir-se bem é homenagear o outro, afirma Gloria Kalil

Essa é uma dos aspectos do uso da moda apontada por Gloria Kalil em entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que está disponível aqui na Internet. A consultora e jornalista fez uma reflexão sobre as dimensões humana, ideológica e econômica da vestimenta do cotidiano e das passarelas. O interessante é que o conteúdo demonstra a importância do debate e é fácil de acompanhar mesmo por quem não entende da área.

A imagem para ilustrar este post é uma das capturadas por Maitê Freitas, convidada pela emissora para fazer o registro fotográfico da ação.

A própria consultora explicita o peso desse nicho ao destacar que a indústria textil é a segunda maior contratadora de profissionais no País, perdendo apenas para a área da construção civil. A conversa teve concentração em desafios do Brasil para se tornar competitivo no mercado mundial da moda, o consumo pelos brasileiros e a relação entre homogeinização/diferenciação entre os indivíduos por meio das roupas. O consumo exarcebado, as cotas para modelos negros em desfiles e a preocupação com o porte físico de profissionais da passarela também são abordados, porém de modo breve.

O programa na íntegra em vídeo e áudio, além de um compilado dos melhores momentos estão disponíveis no website do Roda Viva. Também há registros dos bastidores do encontro, inclusive feitos pelo chargista Paulo Caruso. A imagem utilizada para ilustrar este post é uma das capturadas por Maitê Freitas, convidada pela emissora para fazer o registro fotográfico da ação.

Estou longe de concordar com todos os aspectos apontados, mas acredito ser interessante um debate como esse - sobre algo que pode colocar as variadas culturas brasileiras como referência no exterior - a exemplo do que já acontece com nossas música e novelas.

Frejat estreia programa MPBSolo


Aproveitando o embalo do início de ano, a MPBFM acaba de estrear o programa MPBSolo. Na primeira edição, o cantor Frejat ganha espaço para mostrar seu talento sozinho, tal qual indica o nome da novidade.

O programa é realizado exclusivamente para internet pela emissora e está separado em oito partes. Conduzidas pelo apresentador Bruno Levinson, elas mostram o músico tocando algumas canções ao vivo e expõem um pouco da história dele e da carreira que estabeleceu. Entre as canções, uma cover de Agora Só Falta Você que pode conferir logo abaixo.

É possível conferir o material também em HD ou não no site.


Divulgue seu som e conheça músicas do mundo todo

O terreno da música é realmente fértil. A Internet, por sua vez, só contribui para que ainda mais diferentes ideias sonoras surjam e sejam espalhadas pelo mundo. O site Fairtilizer, que encontrei recentemente, é a prova disso.

Ele funciona como uma ferramenta para promover músicos independentes, interessante para quem quer divulgar o próprio trabalho ou apenas conhecer as novidades que pululam ao redor do globo. Caso você produza boas músicas, pode usar esse canal para armazenar as suas criações e também utilizá-lo como base para distribui-las por meio do Twitter, Facebook ou mesmo blogs. Caso opte por se registrar no site, também poderá saber se andam gostando e divulgando seu som mundo afora.

Obs: escrevi este post ao som de Dada Life - May Mix 2009. Ouça:



Imagens Humanas: retratos dos direitos humanos no Brasil

O rigor da técnica fotográfica e a militância pelos direitos humanos. Essa é a aliança retratada na mostra Imagens Humanas, que está com um espaço bacana na Internet cheio de trabalhos do fotógrafo João Roberto Ripper. O banco de imagens mostrado é especializado em fotografias brasileiras e dividido em diferentes áreas, que variam entre trabalho escravo, índios e futebol.

Clique na imagem para ver o espaço virtual desse trabalho de Ripper.

A exposição pode ser vista presencialmente até 12 de julho na Caixa Cultural (RJ), que fica na Avenida República do Chile, 230, no Centro. Funciona de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 14h às 18h. A entrada é franca.


Atraia o leitor de seu blog para os posts anteriores de um modo bastante criativo


Manter um bom blog é trabalhoso. Envolve atenção ao dia-a-dia, capacidade de reflexão e um tanto de tempo dedicado à ardua tarefa da escrita. O problema é que, às vezes, alguns bons textos caem no esquecimento um tempo após terem sido escritos. Há uma ferramenta que encontrei para driblar isso e queria compartilhá-la com vocês. Ela se chama LinkWithin e faz atalhos para textos anteriores que você postou em seu blog.

Em cada post, essa aplicação acrescenta três "chamadas" para textos já publicados no blog anteriormente. A seleção é feita por meio dos termos que utilizou ao redigi-los. As imagens e textos para ilustrar esse convite são gerados automaticamente com base no conteúdo produzido por você. É verdade que nem sempre são captadas imagens de vídeos, pelo que estou percebendo.

Esse recurso está disponível para as plataformas Blogger, Wordpress e TypePad, entre outras. A instalação é bastante simples, apesar de requerer um conhecimento mínimo de inglês. Após realizá-la, a mudança é adotada automaticamente para todos os posts que você produziu antes.

Depois que instalar, avise. Quero conferir como ela ficou em outros blogs!

O que o amor é capaz, segundo meus entendimentos de Bethânia

Após ter assistido ao documentário Pedrinha de Aruanda no Canal Brasil, resolvi procurar informações que ainda desconhecia sobre a cantora. Em meio a algumas coisas, encontrei uma entrevista concedida por ela postada exclusivamente no site da livraria Saraiva.

Ela discorre sobre a origem de seus novos trabalhos - Tua e Encanteria – que nasceram da ideia de falar sobre o amor - “uma coisa complicada, cheia de entradas, saídas e bandeiras” como definido pela intérprete. Além disso, pontua a participação de grandes talentos da música brasileira que contribuíram para a realização dos trabalhos, como Chico César, Paulinho Moska, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine e Adriana Calcanhotto.

A voz de Bethânia marca, mesmo que apenas falando. Ouvir é “se ocupar de viver”, gostando.

Obs: ainda, de tabela, conheci o site Saraiva Conteúdo e encontrei uma entrevista com a Mariana Aydar que vale a pena conferir.

Clique aqui para conferir a entrevista completa

Na web, tiras em quadrinhos para diferentes gostos



Imagem de Enriqueta e seu gato, Fellini


Mafalda, Charlie Brown, Garfield e outros tantos personagens já levaram muitos a grandes reflexões por meio de poucas palavras, geralmente bem-humoradas. E, para quem gosta desse tipo de leitura, a internet é um prato cheio.

Por exemplo, bom-humor primoroso, inocente e que proporciona a mistura certa entre riso e reflexões para um dia-a-dia leve podem ser encontrados na página do cartunista argentino Ricardo "Liniers", autor de Macanudo, Bonjour, Posters e Cosas que te Pasan si Estas Vivo. Ao entrar no site para ler algumas das histórias, tenha paciência. Elas demoram um pouco para carregar (vale a pena). Particularmente, acredito que merece um destaque a garotinha Enriqueta e seus bichinhos de estimação, o gato Fellini e o urso de pelúcia Madariaga. Mesmo quem não domina o idioma espanhol terá alguns bons momentos garantidos.

Há outras opções para quem prefere algo mais ácido. Aline, de Adão Iturrusgarai, além das garotas de Rebordosa e Luke e Tantra, de Angeli, têm espaço garantido no website de seus criadores. Os visitantes de Aline podem dar uma olhada em três aventuras da moça, compostas por algumas tiras cada uma, em que ela se mete até mesmo com um serial killer. Já aqueles que quiserem se divertir com as criações de Angeli, podem conferir a ilustração dele para a música Façamos, uma versão para Let's Do It de Cole Porter na voz de Elza Soares e Chico Buarque.

Divirta-se!

Obs: caso se sinta tentado a expressar suas ideias por meio de tirinhas, mas não tenha talento para desenhar, vale leu um post que já escrevi sobre o Pixton - que auxilia você a criar seus cartuns mesmo que você não tenha talento para desenhar.

Hein? mostra o lado mais extrovertido de Ana Cañas

Em conversa com Marco Bezzi, a cantora aponta aspectos que levaram a mudanças no seu estilo de música no novo álbum












Dá para perceber logo de cara a diferença entre o novo álbum de Ana Cañas, Hein?, e o primeiro lançado por ela. E é sobre essa mudança de perfil, agora com uma pegada que ela define como mais "rock", que a artista fala com o jornalista Marco Bezzi em breve conversa na TV Estadão. Entre os elementos apontados para esse novo perfil das canções, Cañas menciona a parceria com o produtor Liminha, covers apresentados em shows e a influência do público - que apontou a preferência pelo lado mais extrovertido da cantora, demonstrado em apresentações ao vivo.

"Comecei a ouvir das pessoas que estavam indo no show, que ele era melhor que o disco. Isso me pegou, fiquei pensando o que tinha no meu show que não tinha no meu disco. Cheguei a conclusão que era essa veia roqueira, extrovertida", comenta Ana. O vídeo do bate-papo está aqui no MPBelas para você conferir. De rock mesmo o trabalho tem pouco, mas é diferente, extrovertido e até bacaninha mesmo assim. Se quiser ouvir os dois trabalhos da cantora para compará-los, ambos estão disponíveis na Rádio Uol.



Obs: a letra de Coçando merece uma atenção ahaahhahaha. Confira!

Você sabe por que muitos cegos não usam braile?

Pessoas com deficiências visuais não têm exatamente um fácil acesso aos bens culturais, em grande parte pelo difícil acesso à leitura. Há iniciativas que combatem esse problema, como os websites Livro Acessível Universal e LeerEscuchando, este último em espanhol.

Livro Acessível Universal é um guia completo sobre livros e acessibilidade. Visite o site e conheça o MOLAS - Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil, confira relação de editoras que já se adaptaram a essa nova necessidade e veja os depoimentos, alegrias e frustrações daqueles que possuem dificuldades visuais e lutam pelo direito à leitura. Para a melhor navegação de todos, o site permite que o visitante aumente as letras do texto e também aplique o recurso "alto contraste", que deixa o texto bastante chamativo. Ainda, você pode encontrar a resposta que deu origem ao título deste texto.

Aproveite a visita no site e participe do abaixo-assinado pelo livro acessível (se concordar com as condições solicitadas, claro).

Já o LeerEscuchando é um portal de audiolivros gratuitos. Não há cobrança nenhuma pelo download deles e a própria comunidade que freqüenta o site faz contribuições narrando os textos. Os brasileiros que já conhecem um pouco de espanhol podem até aproveitar para um aprofundamento no idioma, "ao som de" livros clássicos de Julio Verne, Charles Dickens. Há também escritores novos que são pura novidade.

Agora, é só prestigiá-los com sua visita!

Obs: quem tiver interesse em saber mais sobre o dia-a-dia de pessoas com deficiência, um blog que pode ser bastante interessante é o do jornalista Jairo Marques na Folha Online, chamado Assim Como Você. Jairo, que é cadeirante, coloca com bom humor o cotidiano das pessoas que, apesar de terem características físicas diferentes da maioria, vivem e convivem no mesmo mundo que todos - e passam por algumas poucas e boas.

Um tom de Socorro Lira


"Lembra Rita Ribeiro, um pouco de Gal Costa e Chico César. Vai além. Chega a ter um estilo pessoal, que remete às nuances da cultura do nordeste brasileiro". Foi assim que comecei uma matéria a respeito de Socorro Lira no jornal Guarulhos Hoje, publicação em que ocupo cargo de editor assistente. Fiquei feliz por eu mesmo ter redigido o texto, já que não é todo dia que tenho acesso a um talento tão bacana como o dela.

Apesar de não estar na grande mídia no Brasil, Socorro é uma cantora e instrumentista dona de interessante trajetória. Além das apresentações em nossa terrinha, já levou um tom de brasilidade nordestina a nações como Espanha, Venezuela, França, Portugal e até mesmo Grécia. No repertório dela, há tanto trabalho autoral como canções clássicas da cultura popular que ela exalta.

Caso queiram conhecer mais a respeito de Socorro Lira, vale visitar o MySpace dela. Quem quiser dar uma conferida na matéria que redigi, basta acessar o site do Guarulhos Hoje. Abaixo, uma música no estilo voz e violão com a artista.

Crédito foto: Kazuo Kajihara

Em novo CD, Zélia muda e deixa traços "urbanos"

Quem me conhece sabe que eu sou muito, muito fã da Zélia Duncan. O trabalho dela novo - Pelo Sabor do Gesto - muda um pouco, mais uma vez, o perfil da cantora.

Admito, neste caso, que prefiro um pouco o estilo mais "urbano" da Zélia que não aparece muito na produção do material. Algo similar ao gravado por ela no Acesso e, mais recentemente, no Pré-pós-tudo-bossa-band.

O John, do Pato Fu, participou da gravação do disco. Talvez seja a influência dele que tenha dado essa mudada. Quer conferir a diferença? Vamos pegar por referência a canção "Aberto". Clicando aqui você acessará um vídeo no YouTube com a versão mais "rock", por assim dizer. Já aqui você também vai para o YouTube, porém com uma performance mais light da mesma música.

De qualquer modo, como bom fã, estarei no show dela no Shopping Metrô Tatuapé no próximo domingo - serviço:

Zélia Duncan no Shopping Metrô Tatuapé
Praça de Eventos, no piso Tatuapé do estabelecimento
Domingo, dia 27 de setembro, às 17h
Entrada gratuita
Endereço: Radial Leste com a Rua Tuiuti

Obs: se for de metrô, é possível descer direto na estação Tatuapé.

Luiz Melodia tem playlist especial no Território Eldorado


São apenas dez músicas, mas, pelo que conheço, são algumas das melhores do artista. O site Território Eldorado está com uma playlist bastante interessante do cantor Luiz Melodia. Para quem não conhece ainda esse espaço na net, pode clicar e ouvir as músicas gratuitamente.

Pessoalmente, prefiro a música Fadas. Também estão à disposição Pérola Negra; Estácio, Holly Estácio; Codinome Beija Flor; Farrapo Humano; Congênito; Quizumba; Presente Cotidiano e Negro Gato, além de Diz Que Fui Por Aí.

Clique aqui e vá direto para o Território Eldorado.

O crédito da foto é de Marcelo Correa.

Boas pedidas para saber mais sobre cinema brasileiro

Cansado das grandes produções hollywoodianas, muito pouco ousadas? Pensante Mídia traz duas dicas para você se arriscar no cinema independente brasileiro. Porta Curtas e Ólhuz Filmes são dois portais que contribuem bastante para o acesso a essas produções.

Ambos divulgam a produção de audiovisuais brasileiros de baixo custo, majoritariamente, propagando as produções e talentos da arte brasileira na esfera do audivisual. O Porta Curtas já reúne quase 700 curta-metragens, quase todos disponíveis para que seus usuários os assistam em sua forma original e sem cortes.

Já o Ólhuz Filmes foca em produções de curta, média e longas metragens com baixo custo que estão fora dos principais circuitos de exibição. Nele, os próprios produtores é que criam suas páginas no site e fazem isso sem custo algum. É possível colocar materiais como making of, sinopse, fotos e outros itens que contribuam para divulgar a produção audiovisual. Não há a exibição da produção do audiovisual completo.

Clique na imagem ao lado e confira o curta Domingo de Páscoa, um dos filmes disponibilizados no Porta Curtas. Dirigido por Pedro Amorim, o filme mostra encontros e desencontros em torno de uma barraca fajuta de hot dog no calcação de Copacabana em pleno feriadão de Semana Santa.

Faça você mesmo: monte uma coletânea de vídeos e compartilhe

Você já quis compartilhar com seus amigos aqueles que são os melhores clipes de música, os vídeos mais engraçados ou as melhores reportagens que já viu? Há uma solução na web que já possibilita isso. É o site Embedr. Ele permite que você monte sua seleção com vídeos que estão no Youtube, Dayli Motion, Vimeo e outros parecidos.

Você poderá ainda compartilhar a coletânea que produziu no seu blog ou mandá-la (via e-mail). Escolha cada vídeo que vai fazer parte da sua seleção ou apenas determine algumas diretrizes para que o Embedr encontre alguns.

A página está toda em inglês. Então, caso não domine o idioma, os itens principais são:
  • Aba Build a Playlist - clique nela para começar a sua produçãoStandard Playlist e Smart Playlist - Na Standard, você escolherá vídeo por vídeo. Na Smart, o Embedr selecionará vídeos em cima de parâmetros que você estipulará;
  • Preview Playlist - acesse para você ter uma prévia de como ficará seu trabalho;
  • Create Playlist - só pode ser clicado após o acesso a Preview Playlist. Finaliza seu trabalho e fornece o link para compartilhar o vídeo em seu blog ou mandar para os amigos.


Há um pequeno registro que deve preencher se desejar ter um acesso mais completo ao site, embora seja possível montar coletâneas sem preencher esse cadastro.

Aproveite o fim de semana que está chegando para montar a sua seleção! Acesse www.embedr.com. Como eu testei a página para poder escrever este texto, já montei a minha.



No dia da mentira, um pouco de verdade sobre nossa educação

Deixe de lado aquele velho pessimismo em relação ao Brasil. Tampouco alimente aquele aquele entusiasmo sem fundamento. Pense: "como anda a educação no Brasil?" Tanto a educação formal como informal. Desde aquela que temos na escola até aquela outra, que aplicamos no dia-a-dia no relacionamento com as pessoas.

Uma resposta para essa questão está no documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, que será exibido hoje, 1º de abril, às 16h no Canal Brasil. A partir da realidade de seis escolas, o filme expõe as dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação. O longa apresenta a má qualidade do ensino na rede pública, contrastando-a com os recursos oferecidos pelos colégios particulares.

E a educação com as pessoas, no cotidiano? Nas maiores cidades do país, a convivência é um sem-fim de pequenas agressões. De ultrapassagens descabidas no trânsito a assédio moral a funcionários, passando pelas violências doméstica e contra as minorias, o desrespeito está na rua, nas casas e onde se ganha o pão.

E, depois de tudo isso, ainda há fôlego para pegadinhas de 1º de abril. Que o ano prossiga, com melhorias e menor necessidade de posts azedos.


Serviço

Artigo sobre o documentário Pro Dia Nascer Feliz no website do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, por Delphine Michel

Matéria do Jornal da Gazeta sobre assédio moral, da repórter Fernanda Azevedo.

Sites de organizações que combatem algumas das mazelas mencionadas acima: Instituto Faça Parte, Todos Pela Educação, Aldeias Infantis e SOS Mulher.

O Google vai dominar o mundo? Não sei, mas alguém arriscou um palpite!

"O Google é um bom companheiro, ninguém pode negar", da até vontade de cantar. Se bobear, há coisas que você nem imagina existir e eles já estão oferecendo. Sinta-se desafiado a descobrir (mas não se perca e volte para continuar com este texto):
  • Acesse o velho www.google.com.br e olhe no cantinho superior esquerdo;
  • Ignore essas aplicações que já são mais comuns (Google Imagens, Mapas e Notícias, além dos megahiperultraqueninguémdesconhece Gmail e Orkut);
  • Clique em "mais"

Olhe mais aplicativos e, no fim da lista, observe: ainda tem um "muito mais" - que contempla a comunicação com amigos, entretenimentos, estudos e até evita que você se perca por aí em meio a tantos caminhos.

O artista italiano Filippo Minelli colocou a mão na massa para mostrar que o Google está ocupando bastante espaço no mundo. A mostra virtual que ele realiza no site dele leva esse pensamento ao "extremo do absurdo". De qualquer forma, será que essa situação é realmente muito estranha? Clique aqui e vá direto para o site de Filippo Minelli a resposta.


Para quem tem algo a dizer e NÃO sabe desenhar

A exemplo de Mafalda e Charlie Brown, tiras e histórias em quadrinhos são boas maneiras de exprimir suas ideias. Agora, quem não sabe desenhar pode apelar para alguns dos programas na web que fazem isso.

Quantas vezes você leu uma tirinha em algum jornal e pensou "Como eu não pensei nisso antes? Tanto em tão pouco espaço!". Acredito que nem arriscou botar a criatividade para funcionar e tentar fazer algo parecido, só que com suas ideias. Se você passou por isso, assim como eu, talvez ainda haja uma esperança para nós :-D

Uma delas é o website Pixton. Ele permite que você crie desenhos "do zero" ou crie em cima de quadrinhos pré prontos - daí é só mexer um pouco as personagens e adicionar os diálogos. Clique aqui para acessá-lo em português.

Acredito que muito conteúdo interessante pode surgir com ferramentas como essa, que liberta algumas de nossas idéias para que, de modo lúdico, cheguem a nossos colegas e contribuam para que possamos construir diálogos interessantes sobre coisas que nos cercam.

CONVITE: Caso crie alguma e queira mostrar para os outros, mande para mim que eu publico (obviamente, se não for nenhum conteúdo discriminatório, ofensivo etc, etc). Ou, também, publique em seu blog e me avise que eu faço o link.

O amor, o dinheiro e o poder

Zapeando a net, encontrei um comentário que pode acabar com o romantismo de muitos: homens e mulheres casam por dinheiro, sim. É o que demonstrou Mara Luquet em seu comentário na CBN sexta-feira passada, apontando pesquisa da Prince Associates realizada nos EUA. Os românticos podem torcer para que as diferenças culturais não reflitam essa situação no Brasil ;-D

"Pioneiras" reconhece divas da música brasileira

Estava andando de metrô na última semana e vi algo muito especial: um anúncio do projeto Pioneiras. Ele consiste em um acervo fotográfico de ícones femininos da música brasileira, como Inezita Barroso, Dona Inah e Dóris Monteiro. Mulheres que, como elas, enfrentaram preconceitos para conquistar espaço em um ambiente dominado por homens à época e participaram da história musical do Brasil.
Copyright @ 2013 Rafa Bonalda. Designed by Templateism | MyBloggerLab

Blog Archive

About Metro

Follow us on Facebook